Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 14 de março de 2013

Horta Escolar Biológica


Horta Escolar Biológica
Atendendo às crescentes necessidades de uma alimentação saudável, associada a práticas de sustentabilidade e sempre com base na perspetiva ecológica, as turmas do 4º ano decidiram abraçar este projecto proposto pelo Banco Montepio, mais concretamente na pessoa do senhor Pedro Mariano.
O projeto «Horta Escolar Biológica» tem como premissa básica reforçar, enriquecer a merenda escolar e resgatar o plantio de horta doméstica, colocando o aluno em contato com a terra, permitindo a interatividade da ação educacional na relação direta com o fazer cultural e as relações do homem com a terra. Pretende-se que este projeto funcione como aliado na perspectiva da prática pedagógica, possibilitando a melhoria da qualidade dos cardápios e ao mesmo tempo a mudança de hábitos e gostos alimentares.
Após uma visita pelos espaços exteriores da nossa escola, foi escolhido o local mais apropriado para a sua elaboração que, como se pode constatar, está a ficar fantástico! Temos cinco canteiros rectangulares (2mx1m) construídos em madeira – obra da Junta de Freguesia de Cristelos. Para já apenas é visível a terra em quatro deles, mas num já «habitam» cinco morangueiros. Em breve teremos morangos!
As sementeiras também já foram realizadas com a colaboração de todos os intervenientes e foram colocadas em locais estratégicos, dentro das salas de aula e junto às janelas, para possam germinar. Foram semeadas sementes de tomate, pepino, couve, ervilha, abóbora, feijão, nabiça couve e outras mais. De referir que previamente foi elaborado e enviado aos Encarregados de Educação um inquérito onde estes deveriam referir os legumes que os seus filhos mais gostam e os que menos gostam. Com base nas respostas foram escolhidas as sementes referidas.
Nota: Falta ainda referir que o aluno Luís, do 2º ano A, foi nomeado responsável pela vigilância da Horta, cargo este que aceitou de muito bom grado!  E ainda que,todo o trabalho de colocação dos louros e dos verdes foi da responsabilidade da Junta de Freguesia de Cristelos.
O Abel já «alisa» a terra!

Luís a supervisionar...



Todos ajudam.






Alegria sempre presente!







Com o auxílio de todos é muito mais fácil!

Trabalho finalizado!

E que bem ficou!